Dia: Sexta-feira
Cor: Branco leitoso.
Simbolo: Opáxoró
Elementos: Atmosfera e Céu
Domínios: Poder procriador masculino, Criação, Vida e Morte
Saudação: Epa Bàbá
OXALÁ é o detentor do poder
procriador masculino. Todas as suas representações incluem o branco. É um
elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa de água, a protoforma
e a formação de todo o tipo de criaturas no AIYE e no ORUN. Ao incorporar-se,
assume duas formas: OXAGUIÃ jovem guerreiro, e OXALUFÃ, velho apoiado num
bastão de prata (APAXORÓ). OXALÁ é alheio a toda a violência, disputas, brigas,
gosta de ordem, da limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e o seu dia é a sexta-feira.
Os seus filhos devem vestir branco neste dia. Pertencem a OXALÁ os metais e
outras substâncias brancas.
Em
África, todos os Orixás relacionados com a criação são designados pelo nome
genérico de Orixá Fun Fun. O mais importante entre todos eles chama-se Orixalá
(Òrìsanlà), ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado
como Obatalá, rei do pano branco. Eram cerca de 154 Orixás Fun Fun, mas no
Brasil e na Europa a quantidade reduz-se significativamente, sendo que dois,
Orixá Olùfón, rei de Ifón (Oxalufã) e Orixá Ógìyán, o comedor de inhame e rei
de Egigbó (Oxaguiã), se tornaram as suas expressões mais conhecidas.
A
designação de Orixá Fun Fun deve-se ao facto de a cor branca se configurar como
a cor da criação, guardando a essência de todas as demais. O branco representa
todas as possibilidades, a base de qualquer criação. O nome Orisanlá foi
contraído e deu origem à palavra Oxalá, e com esse nome o grande Deus-pai
passou a ser conhecido no Brasil e na Europa. Todos os Orixás Fun Fun foram
reunidos em Oxalá e divididos em várias qualidades das suas duas configurações
principais: Òsálufón, Osagiyan, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do
primeiro mais velho e paciente.
Todas
as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá,
que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só
o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiriam no mundo.
A
maior interdição de Oxalá é de facto o azeite-de-dendê, que jamais deve macular
as suas roupas, os seus objectos sagrados e muito menos o seu Alá. A única
coisa vermelha que Oxalá permite, é a pena de Ikodidè, prova de sua submissão
ao poder genitor feminino.
O
Alá representa a própria criação, está intimamente relacionado com a concepção
de cada ser; é a síntese do poder criador masculino. A sua função primeira já
remete ao seu significado profundo. A acção de cobrir não evoca somente
protecção, zelo, denota a actividade masculina no acto sexual.
No Xirê, Oxalá é homenageado por
último porque é o grande símbolo da síntese de todas as origens. Ele representa
a totalidade, o único Orixá que, como Exú, reside em todos os seres humanos.
Todos são seus filhos, todos são irmãos, já que a humanidade vive sob o mesmo
teto, o grande Alá que nos cobre e protege, o céu.
Características do filho de Oxalufã
O tipo físico de OXALUFÃ é frágil,
delicado, friorento, sujeito-a resfriados. Compensa sua debilidade física com
grande força moral, e seu alvo à realizar a condição humana no que tem de mais
nobre. É fiel no amor e na amizade. Oxalufã é o poente.
Características do filho de Oxaguiã
O tipo OXAGUIÃ é um jovem guerreiro combativo.
Normalmente tem boa aparência, podem ser altos, baixos, forte e magros, pois
seu arquetipo não o traduz, não é agressivo nem brutal, teimosos,
individualistas e altruístas. Não despreza o sexo e cultiva o amor livre. É
alegre, gosta profundamente da vida, é falador, brincalhão e ao mesmo tempo
teem muita seriedade e não perdoam a Injustiça. Ao mesmo tempo é idealista,
defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos. Orgulhosos, gostam da boa
briga pela boa causa, às vezes, uma espécie de D. Quixote. Os seus pensamentos
originais geralmente antecipam os da sua época. Ele é o nascente e o dono das
manhãs.
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